Evolução e História do Voleibol

(Clique no desenho)

Fonte: Fivb, Josebel G. Palmeirim, Roberto A. Pimentel – Arte: Michel Maron.

 

Menção honrosa. Com base principalmente nos dados fornecidos pela Fivb faço um retrato da evolução do voleibol no mundo desde sua criação em 1895 até o final do séc. XX. O meu agradecimento ao professor e excelente árbitro Josebel G. Palmeirim, que dedicou sua vida à nobre função com maestria, tornando-se um dos melhores árbitros do Brasil e da Federação Internacional. Atualmente é o presidente da COBRAV, Comissão Brasileira de Arbitragem de Voleibol, e também diretor de cursos da Fivb. Veja a seguir noticiário argentino: “Comenzó este martes (11.8.2010), en el CeNARD, el 1º Curso para Candidatos a Árbitro Internacional, organizado por el Centro de Desarrollo Regional del Voleibol FIVB de la Argentina, que se llevará a cabo hasta el 16 de agosto. En la ceremonia inaugural estuvieron presentes el Subsecretario de Deportes de la Nación Marcelo Chames, el Presidente de la Confederación Argentina de Deportes Carlos Speroni, el Director del CDRV de la Argentina Gabriel Salvia, el Presidente de la Federación Metropolitana de Voleibol, Vicente Finelli, el Director del curso, el brasileño Josebel Palmeirim, y el instructor FIVB de Argentina, Juan Ángel Pereyra. Son en total 19 asistentes de 11 países (Argentina, Aruba, Canadá, Irán, México, Paraguay, Perú, Serbia, Uruguay, Estados Unidos y Venezuela) los que participan de esta primera intervención del CDRV FIVB de Argentina en el arbitraje”.    

Josebel Palmeirim, o 3º da esquerda para a direita. Foto: Galeria FeVA, Cursos del CDRV.

 

 Volley-Ball Centenário. Devemos reconhecer os esforços da Associação Cristã de Moços – ACM para que o voleibol se difundisse por todo o mundo. Entretanto uma parcela desse mérito se deve às Forças Armadas americanas também responsáveis pela explosiva promoção do jogo, tanto fora como dentro do país. Acompanhem os relatos passo a passo.         

Cronologia           

1895 - A ACM contribuiu para o mundo esportivo com a criação de dois jogos – basquete e voleibol – que depois de cinco décadas tornaram-se populares em todo o mundo. Em 1895, na cidade de Holyoke, Massachusetts, William G. Morgan, diretor de Educação “Física da YMCA – Young Men’s Christian Association –, desenvolveu a idéia de um jogo num pátio. Chamou-o de Mintonette. Para isto, estendeu uma rede de tênis no meio de um ginásio, numa altura aproximadamente de 1,90m acima do solo e dividiu ao meio o espaço (quadra) de 15,20m. Pensou em incorporar ao seu novo jogo elementos do tênis, beisebol e handebol. O jogo começava, então, com uma saída (saque) por sobre a rede e, para tanto, foram concedidas três ”saídas“ a cada sacador, antes de se permitir ao time adversário que sacasse. Quando a bola batia no chão, ou quando o jogador falhava ao passar a bola por sobre a rede, resultava isto numa “saída” ou saque para o adversário. Como a bola permanecia em contínuo vaivém, basicamente um voleio, o novo jogo foi batizado de VOLEIBOL (A.T. Halstead, professor do Springfield College).           

1896 - Após uma demonstração na ACM, vizinha de Springfield, o nome “Mintonette” foi substituído por “Volleyball”.           

1900 - Expandido para Dayton, Ohio. Várias experiências foram realizadas e, nesse ano, a Associação dos Diretores de Educação Física da ACM adotou um novo conjunto de regras: a rede subiu para 2,13m; foram eliminados os turnos e padronizaram a bola; o “jogo” (set) seria jogado em 21 pontos. As regras foram modificadas por W. E. Day que, depois de aceitas, foram publicadas. O Canadá foi o primeiro país estrangeiro a adotar o voleibol.           

1906 - Cuba descobre o voleibol nesse ano graças a Augusto York, um oficial das Forças Armadas dos EUA. 

1907 - O voleibol passa a ser considerado um dos jogos mais populares ao ar livre. 

1908 - O voleibol chega ao Japão por Hyozo Omori, um graduado do Colégio Springfield, que realizou a primeira demonstração das regras do novo jogo na ACM de Tóquio.  

1910 - Tem início também na China com Max Exner e Howard Crokner; jogavam até 21 pontos com 16 jogadores de cada lado. No mesmo ano, Elwood Brown (diretor nacional de Educação Física da ACM) foi convidado pela Divisão de Trabalho Estrangeiro para ir às Filipinas a fim de promover o voleibol além mar; em apenas dois anos organizou os primeiros Jogos do Extremo Oriente, em Manila, com times representativos da China, Japão e Filipinas. Nos EUA, deu-se um ímpeto decisivo no jogo por Prevost Idell, também um diretor da ACM de Germantown. Em muito pouco tempo existiam 5 mil campos de jogo públicos e particulares. Na América do Sul, a modalidade foi inaugurada oficialmente nesse ano, no Peru.         

(continua…)

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

31 Comments on "Evolução e História do Voleibol"

commenter

Muito interessante. Fico a aguardar por mais…

commenter

Grato Luís, mas e os seus compatriotas, também querem mais? Quando se manifestarão? Parecem mineiros, trabalham em silêncio. Mas não se esqueçam que o texto elaborado, com resultados práticos, tem um preço, só pagável com a manifestação explícita, seja a favor ou contra. Isto é positivo e incentivador, pois está sendo lido e discutido. Este eco é importante para me manter trabalhando…

commenter

Muito boas as informações adquirido deste texto,tirei minhas duvidas espero que com estas informações acrescente mais os meus conhecimentos.

commenter

Carlos Alberto,
Grato por sua manifestação de apoio. Tomara que as informações disponíveis sejam úteis ao seu trabalho e para sua vida. Se mais precisar estarei sempre disponível a buscar respostas ou informações para todos.

commenter

Muito bom amei mas espero por mais bjoon!!

commenter

Obrigado, Carolina. Espero que tire bons proveitos de suas leituras. Mas, para agradá-la, preciso saber o que precisa exatamente.

commenter

Ótimo texto. Gostei muito da parte da Cronologia, que é a evolução do voleibol, a sua história de acordo com o passar dos anos, apesar que achei meio incompleto, pois ele acaba em 1910 e de lá para cá muita coisa deve ter acontecido.

commenter

Caro internauta,
Agradeço seu texto e faço um reparo em sua observação. Veja que esse é o primeiro de uma série de postagens sobre o assunto. A cronologia vai até o ano 2000, como está dito no início do texto, inclusive há um aviso de que continua no final, à direita. Fi-lo principalmente por necessidade de espaço. Espero que volte e continue em suas leituras e que as aprecie.

commenter

gostei bem legal

commenter

Grato Caylon,
Volte sempre que precisar e não deixe de visitar PREZI-PROCRIE, pois terá uma visão panorâmica desse nosso trabalho.

commenter

Esse sITE DE VCS É UMA PORCARIA PQ EU TENHO 13 ANOS E VIM FAZER UMA PESQUISA E NAO ACHEI ND QUE PRESTE NESSE SITE SO ENCONTREI PORCARIA

ATENCIOSAMENTE
Joana

commenter

Obrigado Joana por sua espontaneidade! Sua coragem em opinar nos levará a repensar o blogue para agradá-la. Assim, quando puder informe o tema de sua pesquisa para que possamos auxiliá-la. Estaremos aguardando ansiosamente.

commenter

Adorei o sitio de vcs
Ciao

commenter

Obrigado! Esperamos que retorne e nos incentive nessa cruzada.

commenter

Eu adorei porque essa informação me ajudou em um trabalho de educação fisica sobre o volei e é muito interessante trabalhar com o voleibol. Eu adoruuu o voleibol, pratico muito em minha escola. Muito obrigada por me ajudar e mais para frente vai ajudar mais pessoas a entender a história do volei; beijos.

commenter

Grato Rafaela,
Sinto-me bastante feliz em poder contribuir e suas palavras me incentivam a continuar a servi-la e a seus amigos. Volte sempre que precisar. Boas práticas na escola…

commenter

Eu a amei es informação deste saite

commenter

Gostei muito do seu jeitinho de agradecer. Volte sempre em suas pesquisas.

commenter

obrigado pelas informações que pude arrecadar aqui, gostaria de se possivel acrescentarem algumas informações a mais, para as nossas próximas visitas

commenter

Estamos felizes em poder ajudá-los. Muitas outras informações a respeito da evolução do voleibol estarão em breve no livro História do Voleibol no Brasil, em dois volumes e 1.047 páginas. Aguardem um pouco mais para o lançamento. Se preferirem antecipar a sua aquisição, avisem-nos. É importante que nos informem a cidade em que residem. É possível até que a escola que frequentam tenha interesse em adquirir para a sua biblioteca.

commenter

não sei se gostei mas eu saí procurando e achei esse site

commenter

odeio voleibol.quem odeia deixe um comentário aqui.

commenter

gente quem sabe fazer blog por favor eu pesso encaricidamente q alguém me ensine a fazer um eu tenho certeza q vocês vão gostar muito

commenter

Liriel, estou aprendendo a ensinar. Para construir este blog recorri a especialista que me ensinou a manuseá-lo. No mais, só sei que é grátis. Tomara que consiga para sabermos de suas preferências.

commenter

Cuidado liriel, pois duas negativas fazem uma afirmação. Assim, preocupa-me o real motivo de seu “ódio”. Certamente não é dirigido ao Procrie, pois está buscando ajuda para entender o motivo. Quem sabe o seu professor possa esclarecer e, principalmente, seu pais. Converse com eles e depois me diga.

commenter

Ha, agora melhorou! Se procurou algo e entre tantos sites, encontrou o Procrie e tomou a iniciativa de comentar o que estava fazendo, isto é muito mais do que simplesmente “gostar”, mas que descobriu coisas que poderão servir no seu desenvolvimento. Parabéns pela atitude de sair procurando por aí. “Buscai e encontrarás”.

commenter

eu amo voleibol

commenter

Oi Janaine,
Que bom que você nos escreveu e mais ainda que confessa seu amor pelo voleibol. Tomara que continue assim!

commenter

eu nao gostei ta muito chato seu viado

commenter

Olá Ângelo (ou quem possa ser),
Creio que você está transferindo para mim algo que o perturba. Já tentou descobrir o quê ou quem está produzindo tamanha raiva? Mas vejo um fato positivo na sua curta mensagem: VOCÊ teve a coragem de escrever e dizer o que pensa no momento. E essa coragem é positiva. Como acha que está muito chato o que andou lendo, gostaria que retornasse ao texto que não gostou e me dizer o que quer saber. Talvez não tenha me comunicado bem e você pode me ajudar a melhorar. Estarei esperando seu retorno. Abraço.

Amazing! It’s genuinely remarkable piece of writing, I have got much clear idea concerning from this piece of writing.

Leave a Reply

Name:
Email:
Website:
Comment: