O Circuito do Ensino

Um Mapa para Professores e Treinadores

Um professor afeta a eternidade, ele nunca sabe em que ponto cessa sua influência. (Henry Brooks Adams)

Estarei comentando daqui para frente uma nova teoria neural sobre o desenvolvimento de habilidades. Trata-se do treinamento profundo adotado e difundido por Daniel Coyle, um jornalista esportivo e um dos editores da revista Outside. Vive com a mulher e os quatro filhos na cidade litorânea de Homer, no Alasca, onde treina um time da liga mirim de beisebol que tem alcançado resultados cada vez melhores.

Coyle é autor do livro “O Código do Talento”, que trata de uma ideia simples: a fábrica de talento. Esta consiste no acesso a um mecanismo neurológico no qual certos padrões de treinamento direcionado constroem uma habilidade. Trata-se de uma zona de aprendizagem acelerada, zona essa à qual podem ter acesso aqueles que sabem como fazê-lo. Em suma, decifraram o código do talento. Este se baseia em descobertas científicas revolucionárias sobre um isolante neural chamado mielina, atualmente considerado por alguns neurologistas o Santo Graal da aquisição de habilidades. Vejam por quê.

Toda habilidade humana, seja ela a de jogar beisebol ou a de tocar Bach, é criada por cadeias de fibras nervosas que transmitem um minúsculo impulso elétrico – em resumo, toda habilidade nossa depende de um sinal que viaja por um circuito. Qual o papel da mielina nesse processo? Do mesmo modo que a borracha protege um fio de cobre, a mielina reveste essas fibras nervosas, tornando o sinal mais forte e mais rápido por impedir que os impulsos elétricos extravasem. Quando disparamos nossos circuitos da maneira certa, quando buscamos movimentar um taco de beisebol ou tocar uma nota musical, nossa mielina reage, recobrindo o circuito neural com camadas isolantes, e cada nova camada aumenta um pouco mais a habilidade e a velocidade. Quanto mais espessa se tornar a mielina, melhor ela isolará as fibras e mais rápidos e precisos serão nossos gestos e pensamentos.

Importância da mielina. É importante por várias razões: 1) É universal, todos podem desenvolvê-la e, embora o façam mais rapidamente na infância, também o fazem ao longo da vida. 2) Não é seletiva, seu crescimento viabiliza todo tipo de habilidade, mental ou física. 3) É imperceptível, não podemos vê-la ou senti-la, e só notamos seu aumento pelos efeitos quase mágicos que provoca. 4) Mas a grande importância da mielina reside no fato de que seu estudo do funcionamento nos forneceu um impressionante novo modelo para a compreensão do que seja a habilidade. Trata-se de “um isolante celular que recobre os circuitos neurais e cresce em reação a determinados sinais”. Quanto mais tempo e energia alguém investe no tipo adequado de exercício, ou seja, quanto maior sua permanência na zona, disparando os sinais certos pelos circuitos, maior a habilidade adquirida. Noutras palavras, maior a mielina obtida.

Muito embora possam nos parecer muito diferentes, todas as aquisições de habilidade e, portanto, todas as fábricas de talento, se baseiam nos mesmos princípios de ação. Como disse o Dr. George Bartzokis, um neurologista e estudioso da mielina que trabalha na Universidade da Califórnia em Los Angeles, “Todas as habilidades, toda a linguagem, toda a música, todos os movimentos são feitos de circuitos vivos, e todos os circuitos crescem de acordo com certas regras”. Tenistas, cantores e pintores não parecem ter muito em comum, mas todos eles melhoram aperfeiçoando gradualmente seu timing, sua velocidade e sua precisão, aprimorando os circuitos neurais, obedecendo às regras do código do talento – em suma, produzindo mais mielina.

O livro é dividido em três partes e cada uma delas é dedicada a um dos três processos: treinamento profundo, ignição e orientação de um grande treinador. Tais processos correspondem aos três elementos fundamentais do código do talento. Cada um é útil em si, mas sua convergência é a chave para criar qualquer habilidade. Na falta de um deles, a aquisição da habilidade fica mais lenta. Combinando-os, ainda que por apenas seis minutos, tudo já começa a mudar.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

No Responses to “O Circuito do Ensino”

Leave a Reply

Name:
Email:
Website:
Comment: