Resumo de Nossas Atividades e Contribuições

aquarela_papai reduzida e invertida horizontalmente

Contributo para Ensino Esportivo em Escolas

Junho/2014, por Roberto A. Pimentel.

Sob este novo título reforçamos a validade do nosso Sumário na esperança de estarmos oferecendo facilidades para os nossos visitantes, mesmo os frequentadores assíduos. Ao tempo em que completamos quatro anos (maio) no Google Analytics, sentimo-nos muito honrados com SUA permanência e constância ao blogue e cada vez mais pensando em descortinar conhecimentos e informações a respeito da Arte de Ensinar.

Pedimos sua paciência para um breve retrospecto de nossas atividades nestes quatro anos.

Muito obrigado a todos – e são milhares – que nos visitam e consultam!

 


 

Projeto de um Centro de Referência em Iniciação Esportiva – PROCRIE

 

VOCÊ pode desenvolver atividades com SEUS projetos para milhares de crianças!  

 

Palavras-Chave (Tags): Procrie no Prezi – Meritocracia – Formação Continuada – Escola e clube – Aulas no Fluminense – Educação de Qualidade – Contributo História e Acadêmico – Como Surgem os Talentos? – Aula Prática – Soluções Criativas – História do Voleibol no Brasil – Pesquisas Aplicadas.

Procrie no Prezi

No endereço do sítio exclusivamente educacional PREZI, encontrarão o desenvolvimento de nosso Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol no país, através do Projeto que denominamos Centro de Referência em Iniciação Esportiva – PROCRIE. Afinal, todos são uníssonos em afirmar que a BASE esportiva está no interesse que se possa despertar na Formação das crianças nas Escolas! Todavia, “todos sabem o que fazer, mas como fazer”?

Contém aspectos e discussões sobre a prática da Educação Física e Esportes nas Escolas. Inserem-se também aspectos gerais, uma radiografia do blogue, além de planejamento didático para professores desenvolverem em suas classes.

O Procrie está representado virtualmente enquanto se persegue sua desejável complementação na prática com os Cursos Presenciais. Produzem-se trocas de experiências através da Formação Continuada, ao tempo em que somos aprendizes dessa construção. A temática Aprender a Ensinar induz a percorrer caminhos tortuosos entre a teoria e a prática. Sem dúvida, um bom combate. Nossas propostas são modestas, mas vimos lutando na busca de indivíduos que queiram Compartilhar ideias a respeito. Estamos há quatro anos nos esmerando para servir a VOCÊS!

Meritocracia

Sabemos que Ensinar é uma Arte e que Arte não é ensinável. Entretanto, nossa intenção é a troca de conhecimentos e experiências com verdadeiros educadores compromissados com seu trabalho. Buscamos uma Educação com Qualidade e para tal entendemos que o principal agente está na figura do PROFESSOR em classe. Assim, nosso diálogo informal traduz sempre a preocupação em propiciar ferramentas que possam alavancar essa tarefa. Sem conhecimento cada vez mais aprimorado de Metodologia e Pedagogia não poderá haver Meritocracia. Desejamos que se aprimorem e realizem de forma profunda suas tarefas.

Parece que sabemos todos o que fazer. 

O problema é colocar em prática!

 Compartilhar

Em Educação com Qualidade postamos um compromisso representado por uma seleção de matérias que viessem a contribuir para aperfeiçoar as habilidades requisitadas a um bom professor. Buscamos na medida do possível realizar análises mais profundas e buscar técnicas para o trabalho de VOCÊS, e estimular aulas criativas que despertem nos alunos a alegria pelas atividades.

Leia mais… Educação Esportiva no Séc. XXI 

 

Professor ou Treinador?

Formação Continuada… Escola & Clube

Como o ensino desportivo apresenta inevitavelmente dois vieses – Lazer ou Competitivo – baseamo-nos em nosso sentir intuitivo e experiências testadas para apresentar o Procrie que contempla ambas alternativas, talvez algo impensado no país. E mais: Ensino a Distância com características de Formação Continuada voltada para professoras, professores e agentes educacionais, ainda que sem especialização em voleibol. Espíritos mais atentos concluirão ainda que as colocações metodológicas e pedagógicas se aplicam a quaisquer situações de vida.

Perceberão ainda que estaremos falando tanto aos mestres nas escolas, como a treinadores em clubes ou agremiações. E pasmem, não importa o nível dos atletas, se em Formação ou no alto nível. Para os que chegam agora ao Procrie, realizamos aulas e demonstrações em vários ambientes ao longo de muitos anos – desde 1974 – em diversas regiões. Estivemos em Universidades, desenvolvemos projetos e cursos regulares (5 anos) em praias (400 crianças) – colégios e clubes. Todavia, duas oportunidades foram marcantes e significativas. A primeira, no Fluminense F. C.; outra no Morro do Cantagalo, Zona Sul do Rio de Janeiro. 

Aulas no Fluminense

No final da década de 70, convidei-me para realizar algumas aulas para o Bené, no Fluminense, no ginásio de baixo, como era conhecido o local em que realizava os treinamentos de mirins e infantis. Fronteiriço, outra quadra servia aos treinos de basquete. Ao lado, e um pouco mais acima, o antigo ginásio, onde foram realizados os primeiros Jogos Sul-Americanos, em 1951, treinavam os infanto juvenis. […]

Lembramos e informamos aos mais novos que pelas mãos de Bené passaram Badalhoca, Fernandão, Bernard e Bernardinho, todos componentes da seleção vice-campeã olímpica em 1984. Treinavam nessas mesmas quadras no Fluminense e duvido que Bené permitisse que outro treinador fizesse o que nós fizemos.

Leia maisMetodologia do Treinamento para Crianças; Lições de um Projeto, Perspectivas de Aprendizagem (3 artigos)


A Educação no Comportamento Emocional

A experiência e estudos mostraram que o fato emocionalmente colorido é lembrado com mais intensidade e solidez do que um fato indiferente.

Educação de Qualidade

O jogo coloca o indivíduo numa situação emocionalmente delicada e, certamente, repleta de surpresas.

– Que repercussões isso terá na vida de um indivíduo?

– Como funciona esse mecanismo na mente humana?

Abre-se, então, para o pedagogo um meio sumamente rico de educação. Nenhuma forma de comportamento é tão forte quanto àquela ligada a uma emoção. As reações emocionais exercem a influência mais substancial sobre todas as formas do nosso comportamento e os momentos do processo educativo.

Leia mais… Metodologia do Treinamento para Crianças

 

Contributo Histórico e Acadêmico

Discute-se a importância da Formação Continuada de professores fazendo-os perceber que dois séculos estagnados não devem se contrapor à evolução do ensino. A bibliografia (ver Prezi) consultada está voltada para o campo da neurociência e psicologia pedagógica, enquanto interpretação de suas leituras orienta para novos caminhos no dia a dia dos professores.

Leia Mais… Séc. XXI: Grande Salto em Educação

 

Como Surgem os Talentos? Seria por Acaso?

Publicamos no Procrie alguns artigos sobre o assunto em que Daniel Coyle, no livro O código do talento  responde à questão: “Por que ilustres desconhecidos de repente tornam-se famosos em suas especialidades”? A partir de suas observações pelo mundo, desenvolve uma teoria que chamou de treinamento profundo. Coyle observou que existe uma regularidade na percepção do próprio talento por seu detentor que a torna característica do processo de aquisição de habilidade. Daí vem  importante questionamento: Qual a natureza desse processo capaz de gerar duas realidades tão díspares? Como esses indivíduos, que parecem ser iguais a nós, de repente se tornam talentosos, ignorando a verdadeira dimensão desse talento?

Valor da Aula Prática

Todo Ensino à Distância requer Aulas Presenciais para um ensino adequado. Todavia, o distanciamento nos impede de estar presente, bem próximo ao professorado e mostrar-lhes na PRÁTICA como produzimos as aulas e damos sequência a um programa perene. Estamos buscando recursos para sanar esta dificuldade.

Soluções Criativas

Formas de como solucionar dificuldades para aplicação do ensino de um desporto – despertar o interesse e disponibilizar instalações e equipamento – a baixo custo. Basta ao professor, mesmo o generalista, que indique aos seus alunos alguns dispositivos básicos – um deles, como organizar um torneio – para que adquiram a capacidade de se desenvolverem por conta própria. 

Leia mais… Curso Prático: Métodos & Pedagogia no Vôlei

 

Livro de Cabeceira

História do Voleibol no Brasil

Obra inédita condensada em dois volumes remete o leitor ao século XX a partir de 1939, coincidentemente ano de nascimento do Autor. Estaria ele predestinado a fazer parte da História como principal narrador de tantos fatos?

Disse o atual Presidente da FIVB, Ary da Graça:

É o meu livro de cabeceira!

O Prof. Paulo Matta, ex-diretor da UERJ e técnico de seleções brasileiras assim se referiu:

Roberto,

Com esta obra você não apenas contou a História do Voleibol como, sobretudo, passou a fazer parte dela. Poucas vezes um autor se dedicou tanto à produção de um livro como você. A obra torna-se leitura obrigatória para os amantes e estudiosos de nosso esporte.

Essa História, com requinte enciclopédico e memorialista, está contada de forma didática, o que por si só justifica sua procura no meio acadêmico. É obra de Referência em diversas áreas:

Didática de Ensino – Educação Física e Esporte Escolar – História da Educação Física e Esportes – História do Voleibol – Jornalismo Esportivo – Linguagem e Praxiologia – Sociologia do Esporte – Neurociência, Psicologia Esportiva.

Graças às descobertas de psicólogos e neurocientistas contemporâneos teremos todos nós que reavaliar algumas hipóteses nas Ciências Sociais e Educação. A bibliografia (ver Prezi) consultada está voltada para o campo da neurociência e psicologia pedagógica.

 

Pesquisas Aplicadas

Em seu Contributo o Autor firma-se como pesquisador em métodos de ensino inovadores quando realiza um zoom sobre a Memória e a História. Esse novo olhar nos remete à visão única de passado e presente, e a refletir sobre o futuro da Educação. É quando o tempo parece brincar com todos.

Leia mais…Educação Esportiva no Séc. XXI

 

Ideias Maravilhosas em Metodologia

Travessia de Séculos

Independentemente da comunidade, cidade ou país em que vivemos o que esperam de nós os nossos filhos e alunos em matéria de transmissão de conhecimentos?  Estaríamos preparados para o embate pedagógico que se nos afigura neste século?

Leia mais… Aprender a Pensar

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

One Comment on "Resumo de Nossas Atividades e Contribuições"

Carmen fernandez psicologa.es | julho 17th, 2014 at 4:36

Esta web es realmente un paseo a través de toda la información que anelaba sobre este este tema tan complejo y no sabía a quién preguntar.