Projeto Modelo para Formação de Base em Escolas

Roberto Pimentel

PROCRIE – Centro de Referência em Iniciação Esportiva

Roberto Pimentel é pioneiro do Mini Vôlei no país e autor da História do Voleibol no Brasil (1939-2000).

— O que é inteligência?

— É o que nos possibilita adaptarmo-nos a novas situações.

Novos atos de adaptação pressupõem compreensão e a invenção de uma solução baseada nesse entendimento. (Piaget)

 

Design thinking – Engenharia pedagógica – Aprender a ensinar – Educação de base – Formação continuada – Ensino a Distância – Metodologia e Pedagogia

 

Apresentação   

Temos escolas no séc. XIX, professores no séc. XX, e estudantes no séc. XXI

O desafio da Educação consiste em estabelecermos caminhos pedagógicos aplicáveis nas escolas. Discute-se a importância da Formação Continuada de professores fazendo-os perceber que dois séculos estagnados não devem se contrapor à evolução do ensino.  

Missão

Duvidar é um estado de espírito que pode significar o fim de uma fé ou o começo de outra.

A sensação é a de que durante nossa vida repetimos o que os mestres nos ensinaram. Há algum tempo vimos nos preparando para esse momento: “divulgar novos conceitos não só para o ensino de voleibol, mas outros esportes”.

Visão

Para se ter ideias, criatividade, intuição, há que se aprender a pensar. Para isto são precisas informações

Imaginamos realizar Ensino a Distância compartilhando com professores de todo o país ávidos por boas práticas, além de oferecer oportunidades de repensarem suas aulas. Um segundo passo, coorientação a acadêmicos, discutindo e analisando métodos de ensino.

Meritocracia

Um professor afeta a eternidade, ele nunca sabe em que ponto cessa sua influência

Caminhos traçados por mestres da neurociência nos levaram a desenvolver habilidades especiais aplicáveis à vida pessoal dos indivíduos. Descobertas acentuam que uma prática repetitiva possui um diferencial negligenciado: despertar e manter o INTERESSE!

Estratégia

Parece que sabemos todos o que fazer. O problema é colocar em prática

Simples e original, focamos na Formação Continuada de docentes. A desigualdade de escolas e universidades nos impõe catalisar novas práticas adequadas caso a caso, excluídas as receitas técnicas tradicionais. Não verão COMO FAZER, mas O QUE FAZER.

Modelo

Para evoluir não basta repetir, repetir, repetir… Convém que se repita CERTO

A inteligência não pode se desenvolver sem conteúdo. Criar um modelo significa novas ligações, implica saber o suficiente sobre algo para ser capaz de pensar em outras coisas para fazer, em outras perguntas a formular que exigem as ligações mais complexas. Quanto mais ideias uma pessoa já tem à sua disposição, mais novas ideias ocorrem, e mais ela pode coordenar esquemas ainda mais complexos. A engenharia pedagógica nos auxilia nesse processo de ensino-aprendizagem.    

Objetivos

Ninguém precisa nascer com um dom para atingir bons resultados nas atividades

Quanto mais indivíduos inseridos na proposta pedagógica da escola, melhor o alcance dos objetivos do ensino.

Objetivos principais

  •  Desenvolver a prática e a SOCIALIZAÇÃO pelo esporte.
  • Promover a AUTORREGULAÇÃO tornando alunos críticos e investigativos.
  • Desenvolver uma caracterização CRÍTICA do ensino.

 Objetivos secundários

  •  TODOS participam. NÃO se almeja prospectar talentos.
  • Previne absenteísmo, falta de motivação, exclusão.
  • Aproveitamento máximo de tempo de aula.

JUSTIFICA-SE este projeto educacional pela ação de vários elementos:

  • Instrui, avalia e permite correções de percurso.
  • Multiculturalismo: promove experiências diversas, atrai e aproxima novos partícipes.
  • Aborda problemas e soluções. VOCÊ resolve!

Engenharia Pedagógica

Aprender Brincando, Aprender Jogando

O tema Aprender a Ensinar oferece caminhos para a condução de boas práticas. Experiências acumuladas convidam ao aprofundamento em áreas da Metodologia e Pedagogia, História do Voleibol, Mini Voleibol, Formação Continuada, Evolução do Jogo e das Regras.

Divulgação

Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior

Em quatro anos o Procrie se revela pioneiro demonstrando que a tecnologia permite levar aprendizagem para milhares de indivíduos. Notável o interesse de indivíduos de pequeninas cidades, inclusive da selva amazônica, isolados e distantes dos centros de educação. A formatação de Núcleos concorrerá para DIVULGAÇÃO e facilitador de CURSOS PRESENCIAIS, indispensável em Ensino a Distância.

Vejam os números (ATUALIZADOS), em 21/jan./2016:

 ——————————————————————————————–

TOTAL de visitas: 243 mil  –  Páginas visitadas: 380 mil  –  Artigos postados: 558

Países: 138 – Cidades: 2.945                 BRASIL, visitas: 217 mil (89,3%)  –  Cidades:  1.073

——————————————————————————————–


 

 

 

 

 

Mapa EUA dez 2015 cidadesMapa Portugal dez 2015Estados Unidos: 2.635 visitas – cidades: 410                        Portugal: 12.993 visitas – cidades: 90

————————————————–                          ————————————————

Fonte: Google Analytics

 

GALERIA… 

Muitos passos já foram dados e momentos como esses nos impelem a continuar nessa verdadeira cruzada!

1º Passo… Voleibol

Originalidade e criatividade aplicáveis ao desporto escolar, consideradas e respeitadas características regionais.

——————————————————————————————–

 

capas dupla história do vôlei

Obra de referência abrange o período de 1939 a 2000.

VoleiMiniMaracanazinho

Mini vôlei no Maracanãzinho: 108 alunos.

???????????????????????????????

Roberto Pimentel com o presidente da Fivb, Ary Graça.

 

 

 

 

 

 

 

digitalizar0003

Participando de curso internacional com Matsudaira compondo “staff”.

MiniSG3

‘Recreio Alegre’ em escolas de São Gonçalo (RJ).

CursoVoleidePraia1

Aula em curso de Vôlei de Praia, com a participação de Isabel, Roseli, Ana Richa, Helber…

 

 

 

 

 

 

 

 

AutorBernardoBenéTabach1995

Em Copacabana, recebendo a seleção feminina, com Bené, Bernardo e Tabach.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Apresentação de aula modelo no Colégio Catarinense (Floripa) e na Universidade Estadual.

Giba é apresentado à História do Voleibol no Brasil no período 1939-2000.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARA SABER MAIS entre em contato com o Autor

 

 

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

4 Comments on "Projeto Modelo para Formação de Base em Escolas"

Very great post. I just found your weblog and wanted to say that I have got truly enjoyed browsing your blog posts. All things considered I’ll be subscribing on the feed and I am just hoping you write again soon!

An amazing discussion is definitely worth comment. I believe that you need to publish more details on this subject, it may not be described as a taboo matter but generally people do not speak about such topics. To another! Many thanks!

Useful information. Fortunate me I found your website by accident, and I’m stunned why this accident didn’t happened earlier! I bookmarked it.

I am truly thankful on the owner of the website that has shared this wonderful bit of writing at at this place.