Novo Século, Novos Métodos de Ensino

Capturar Prática azul 2

Despertando Competências¹ 

Dando sequência à série de artigos sobre a conveniência de uma prototipagem, despertamos o leitor para novas possibilidades de ensino há muito engessadas em mentes pouco abertas à inovação, e arraigadas a currículos ultrapassados.

Cremos que é aspiração legítima da garotada buscar e desenvolver valores de vida, e não somente “passar no vestibular”. As pesquisas não se encerram aqui, mas certamente serão compartilhadas pela necessidade de cada vez mais promover o aprimoramento da Educação, em constante evolução.

 

VOCÊ e seus AMIGOS 

 

 

Aprendem juntos              Brincando e jogando, 1ª aulaginasio-escolar-colorido

Avaliações mútuas           Aluno x Professor x Aluno

Histórico curricular          Registro em vídeos, fotos

Trabalhos em Grupo        Desenvolvimento de projetos 

—————————————————————————-

 Valores e Alcance

 

APRENDER para a VIDA – Resiliência²,  Competências, Criatividade, Liderança

AUTOESTIMA – Autorregulação, Orientações Individualizadas

HABILIDADES – Ensinar Desacelerando os Movimentos

MATRIZ MENTAL – Ensinar a Pensar, Atitudes e Movimentos

ATENÇÃO – Comprimir, Acelerar, Espaço Reduzido, Rede Coberta

 

Novos rumos em Educação                 Revolucionário e possivelmente, único!

O Programa está referendado em teoria notável – a mielina. A Neurociência indica caminhos para nos tornar melhores, mais hábeis, mais eficientes e mais bem-sucedidos em TUDO. Aplica-se a qualquer indivíduo ou atividade humana.

 

Realidade é multidisciplinar                 Diversos domínios por sua complexidade

O ensino moderno deve estar baseado em desafios que demandam várias áreas do saber. Com crianças sugere-se a heurística, cujo objeto é encontrar soluções para um problema. Para professores e gestores, também o Design thinking.

 

Seria o começo do fim das disciplinas?

Claro que não. Mas preservar conteúdos essenciais de cada matéria com fronteiras mais flexíveis.

Dar lugar ao desenvolvimento de habilidades requeridas no mercado de trabalho:

Resiliência – Produção em equipe – Oralidade – Inovação – Criatividade

 

Aprendizado à base de projetos     Professores aprendendo a ensinar

Uma mescla de geografia, matemática, português, estudos sociais, em abordagens baseadas em projetos. Professores de várias áreas planejam as aulas em conjunto, fomentam independência e colaboração para pesquisar. NÃO às aulas expositivas.

———————————

 

 

Trabalhos em Grupo

 

〈1〉 Competências: eixos cognitivos no domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, resolução de situações problema, capacidade de argumentação, elaboração de propostas.

2 Resiliência: capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto.

 

Pára-quedas2

 

 

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

Comments are closed.