Rumos Modernos da Educação

 

Construindo uma Escola Inovadora 

 

Em visita ao Brasil duas educadoras teceram lições sobre o ensino na Universidade de Harvard e na Finlândia. São elas, respectivamente, a Dra. Katherine Merseht, diretora do Programa de Formação de Professores (em 17/mar/2016), e Marjo Kyllönen. Ambas acentuaram os progressos auferidos com os estímulos proporcionados à formação de bons professores e, sem dúvida, o valor do emprego de novas tecnologias a favor da Educação.

Katherine MersehtA Escola que Funciona

Ela faz todo mundo querer dar aulas!

Fonte: revista Veja, 16/mar/2016.

 “À frente de um dos cursos mais concorridos de Harvard, a prestigiada educadora diz que treinar gente talentosa para dar aulas é a fórmula para qualquer país trilhar o caminho do crescimento. A fórmula se baseia na atração de jovens recém-formados, das engenharias às ciências biológicas, que ali aprendem a ensinar crianças de escolas públicas, onde vão trabalhar depois”.

Leia mais… Construindo uma Escola Inovadora; Inovando em Criatividade e Construindo Lideranças

 

Voleibol em Harvard… Quem ensina? Como funciona?

“O MAC oferece treinadores pessoais e aulas de especialidade. É a casa de voleibol de Harvard”[…]

The MAC offers personal trainers and specialty classes. It is home to Harvard volleyball […]

— Como seriam planejadas – métodos e pedagogia – as aulas de Educação Física e Esportes nas escolas de ensino básico (8 a 13 anos) nos Estados Unidos? E em Harvard, há cursos para professores da disciplina?

 

Esta postagem exprime nosso interesse em avançar nos estudos e informações pertinentes à nova Educação. Como não nos apropriamos de qualquer estudo relativo à Educação Física e Esporte escolar no Brasil, julgamos com modéstia ser pertinente a consulta aqui reproduzida com a Dra. Katherine, em Harvard. Ansiosos, aguardamos um retorno alvissareiro às nossas pretensões.

——————————-

Pioneiro e Missionário

O Professor Roberto Pimentel coloca-se como Coorientador de acadêmicos e demais interessados na “Arte de Ensinar”.  Este blog é um contributo à nova geração de docentes. Todos são chamados a participar e compartilhar  informações e conhecimentos.

 

I – SINOPSE DO PROJETO

 

RUMOS DO CONHECIMENTO APLICÁVEIS EM UMA SITUAÇÃO

 

Por que um Centro de Referência?

Diagnosticamos na disciplina Educação Física e Esporte o viés mais fraco de suas deficiências: “a formação do professor”. Formulamos alentado contributo na composição de um Centro de Referência em Iniciação Esportiva, enfatizadas Praxia aliada à Teoria. A seguir, compusemos um método original de ensino.

Novas Tecnologias na Educação

Destaque para um Manual de Engenharia Pedagógica voltado para docentes, em que apresentamos ideias inovadoras, caminhos criativos após vasta investigação sobre temas incitantes em áreas diversas: Neurociência, Design thinking, Música, TICs, Ensino a Distância. Não temos conhecimento de nada similar no Brasil.

Diretriz Curricular Interdisciplinar

As atividades físicas constituem-se o centro de nossas ações. Formulamos as bases para uma aprendizagem profunda e impactante como garantia de desenvolvimento das habilidades especiais indispensáveis na vida adulta, incluso trabalhos em grupos e projetos. Tudo a partir do ensino fundamental – crianças de 8 a 13 anos de idade. Seria isso uma utopia?

Lideranças e Competências

Objetiva-se estimular a formação de líderes e despertar competências indispensáveis à vida, e não talentos esportivos, como entendido popularmente, muito embora o mesmo seja inevitável em alguns momentos. Lembrando que o “espaço livre” propicia voos mais altos.

 Como disse Eurípides (ca.480-406 a.C.):

“O tempo não se ocupa em realizar as nossas esperanças; faz o seu trabalho e voa.”

Somos os autores e obreiros de nós mesmos. Será isto mais uma utopia? Certamente! Sem elas, não há caminhos e roteiros para o alto, o distante e o infinito.


 

II – EM BUSCA DE COMPARTILHAMENTO

Niterói (RJ), 27 de junho de 2017

À

Universidade de Harvard

Diretora da Faculdade de Educação

Formação de Professores

Drª. Katherine K. Merseht

—————————————

 

Agradecemos sua atenção e revelamos nosso interesse por este contato.

Manifestamos o desejo em compartilhar informações dando a conhecer nossos estudos a partir da notícia de sua estada no Brasil. Comungamos os mesmos propósitos em relação aos estímulos necessários à formação de bons professores e às novas tecnologias a ofertar.

Oferecemos um contributo pioneiro a professores de Educação Física e Esporte em suas tarefas escolares através do blog www.procrie.com.br. Imbuímo-nos da missão de ampliar seus conhecimentos, haja vista a insuficiente formação ofertada nas universidades. Inicialmente, voltamo-nos para o ensino fundamental, entre crianças de 8-13 anos de idade.

Construímos novas abordagens, eficaz e acessível, que integradas ao cotidiano das escolas, vão gerar ideias inovadoras. Contra isso, uma educação em que não fomos treinados como inovadores e não sabemos como começar. Mas acreditamos, fará a diferença!

— Ou seria tarefa para especialistas em Design thinking?

 

Atenciosamente,

Roberto A. Pimentel

Niterói-RJ  BRASIL

roberto_pimentel@terra.com.br

www.procrie.com.br

 

PS:

Estudos brasileiros?

Se do interesse da Universidade, teremos prazer em ofertar exemplar do livro de nossa autoria História do Voleibol no Brasil: 1939-2000, 2 vol., 1.047 pág.; obra enciclopédica, memorialista e referência em Sociologia do Esporte.

Pedimos sua visita aos posts:

Inspiração e Criatividade, a Busca por Soluções

Educação e Esporte nas Escolas

 

Anexos: (2) encartes: sinopses do projeto e da prototipagem (ver posts recentes).

 

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

Comments are closed.